Tudo que você precisa saber sobre o Revalida Medicina

Você conhece o Revalida? Muitos estudantes de medicina e médicos já formados que pretendem revalidar seu diploma médico possuem muitas dúvidas a respeito desta prova. Pensando nisso, elaboramos um guia com as principais informações que você precisa saber para conseguir sua revalidação médica. Confira abaixo:

O que é Revalida?

O Revalida é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas, uma prova criada para simplificar o processo de reconhecimento de diplomas de medicina expedidos por instituições de ensino fora do país. Ou seja, é uma prova que o médico formado no exterior, que deseja atuar no Brasil, precisa fazer para validar o seu diploma e ser um profissional apto a exercer profissão no Brasil.

Quando o Revalida Medicina foi criado?

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, o Revalida, foi criado em 2011. Os ministérios da Educação e da Saúde elaboraram uma ação que visava expandir a revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior. Antes do Revalida Medicina ser criado, existia um exame restrito às Instituições de Ensino Superior (IES).

Quem faz o Revalida?

Todos os médicos diplomados no exterior que desejam atuar no Brasil poderão realizar a prova. Não há discriminatória por nacionalidade, portanto, os brasileiros formados no exterior também terão o direito a prova de revalidação médica. Desde que preencham os requisitos do exame e possuam diploma, todos estarão aptos à realização da prova.

Como é realizada a inscrição das provas?

A inscrição para o Revalida Medicina é realizada pela internet. O pagamento das taxas (por meio de boleto emitido eletronicamente) são suficientes para a realização das provas. Até o momento, era imprescindível enviar arquivo com o diploma digitalizado, frente e verso (em formato pdf), tal como solicitado pelo sistema de inscrição. Entretanto, com o Edital do Revalida 2020 isso poderá mudar. (Veja também: REVALIDA: esperar a data pode custar seu sonho)

É possível se inscrever com um certificado ou plano de estudos?

Até o momento é imprescindível enviar arquivo com o diploma digitalizado, frente e verso (em formato .pdf) para o sistema de inscrição. Entretanto, com o Edital do Revalida 2020 isso poderá mudar.

Como o Revalida funciona?

O exame de revalidação médica é elaborado com o auxílio de universidades públicas. Ele é aplicado em duas etapas: a avaliação escrita e a avaliação de habilidades clínicas. A primeira etapa, a avaliação escrita, é composta de uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de respostas e também por uma prova discursiva, com cinco questões. A segunda etapa, a avaliação de habilidades clínicas, é uma prova prática, onde o participante executa dez tarefas para uma banca examinadora avaliar suas habilidades para o exercício da função médica.

Quanto tempo o participante tem para a realização da prova?

Os participantes possuem cinco horas para resolver a prova objetiva, normalmente pela manhã. E a tarde, contam com três horas para resolver a prova discursiva. (Veja também: Quanto tempo preciso estudar para passar no Revalida?)

Qual o valor do Revalida?

A prova para revalidação do diploma médico é paga. A taxa para se inscrever para a primeira prova, custa 10% equivalente do valor mensal de uma bolsa de médico-residente, que atualmente é R$ 330,00. Já para a segunda etapa da prova, o custo é equivalente valor total mensal de uma bolsa, ou seja, R$ 3.300,00.

Quem fez as provas escritas da 1ª etapa será automaticamente convocado para a prova de habilidades clínicas da 2ª etapa?

Não. É preciso ter sido aprovado na primeira etapa (prova teórica) para fazer a segunda (prova de habilidades clínicas).

O Revalida é difícil?

O exame para revalidação médica é conhecido pela sua dificuldade. (Veja: 87% de provação no último Revalida! Por quê?). Segundo o Portal INEP, serão considerados aprovados na 1ª Etapa os participantes que alcançarem, no mínimo, 85 de 150 pontos (contagem correspondente à soma dos pontos obtidos nas provas objetiva e discursiva), não havendo possibilidade de equivalência percentual ou arredondamentos. Serão considerados aprovados na 2° Etapa os participantes que obtiverem, no mínimo, 62 de 100 pontos.

Como revalidar o diploma médico?

Já entendemos que para revalidar o diploma médico, é necessário prestar este exame. Entretanto, como fazer? Como começar? O número de questões e a quantidade de pessoas que reprovam assusta, entretanto, há meios de conseguir conquistar este objetivo. Existem cursos preparatórios para o Revalida. Se atente para ingressar no mais confiável e mais eficaz. Busque cursos que sejam direcionados à esta prova exclusivamente, pois estudar os temas mais gerais, como os que estudamos para residência médica, irão roubar o tempo preciosíssimo que o Revalida exige para preparação e direcionamento. (Veja também: 10 motivos para você escolher o curso preparatório da Quality)

Quando vai ter Revalida?

Segundo o ministro da educação Abraham Weintraub, a ideia da pasta é fazer o Revalida duas vezes no ano, previsto para os meses de março e outubro. Leia o nosso artigo: REVALIDA duas vezes por ano. Ou seja, provavelmente em breve teremos o Edital do Revalida 2020.

Todas as informações deste artigo foram redigidas com base nos comunicados oficiais do Ministério da Educação e pelo Projeto de Lei nº 4.067 de 2015 (Apenso: Projeto de Lei nº 6.075 de 2019) que institui o Exame Nacional de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida). Como até o presente momento não temos a emissão do Edital do Revalida 2020, algumas informações poderão ser reavaliadas pelos órgãos competentes. Mas fiquem tranquilos, manteremos vocês atualizados!

Gostou do nosso artigo? Conta aqui pra gente se essas informações elucidaram você a respeito do Exame Revalida. Estamos a disposição para todas as dúvidas.

Fontes: Portal INEP, Portal Ministério da Educação, Plataforma Carolina Bori, Site de Notícias G1.

Artigos relacionados:


Revalida: O que você deve se preocupar?

Olá, caro participante do Revalida! Certamente você está bastante empenhado em ...


10 Motivos para você escolher o Curso Revalida da Quality

A vida de um candidato ao Revalida Medicina é cercada de ansiedades e esperanças ...


Quanto tempo preciso estudar para passar no Revalida?

Você é estudante de medicina no exterior e pretende fazer o Revalida? Então, acr ...


Tudo que você precisa saber sobre o Revalida Medicina

Você conhece o Revalida? Muitos estudantes de medicina e médicos já formados que ...


QUESTÕES DISCURSIVAS: um dos grandes desafios para o REVALIDA

As questões discursivas, apesar de se apresentarem em número menor que as demais ...


5 MAIORES RAZÕES PARA FAZER SUA PÓS-GRADUAÇÃO MÉDICA ON-LINE

Após a graduação de Medicina, o médico pode optar por realizar uma especializaçã ...


O que você precisa saber sobre o Revalida INEP 2021?

O que você precisa saber sobre o Revalida INEP 2021? O Revalida, Exame Nacion ...


Guia para a prova práica do Revalida

Você foi aprovado na 1ª fase do Revalida 2020? Primeiramente, Parabéns! Já deve ...