Quanto tempo preciso estudar para passar no Revalida?

Você é estudante de medicina no exterior e pretende fazer o Revalida? Então, acredito que os estudos estão a todo vapor, certo? Disso não tenho dúvidas e por isso, este artigo tem a intenção de te ajudar no seu planejamento de estudos para o Revalida.

 Um dos itens essenciais em um planejamento é o TEMPO. Você Já colocou no papel em quanto tempo pretende se preparar ou, quanto tempo de estudo será necessário para você ser aprovado? Se não, te aconselho a fazer o quanto antes!

Quem nos acompanha já está careca de saber que o índice de reprovação no Revalida é altíssimo. Para ter uma ideia mais clara, veja o gráfico que fizeram da primeira fase do Revalida entre 2011 e 2017. Apesar de do gráfico apontar “a evolução do Revalida”, nós queremos mesmo é visualizar a comparação dos participantes de primeira etapa (linha de cor vermelha) com os aprovados na primeira etapa (linha de cor lilás) e os aprovados na segunda etapa (linha de cor azul):

Fonte: Reportagem do portal G1

                                                   

Conseguiu comparar? ÓTIMO, então percebeu que o número de reprovação é realmente alarmante, especialmente na primeira etapa do exame. Mas, o que isso tem a ver com nosso tema?

Bom, uma forma de entender melhor nossa realidade, é analisar os dados históricos de pessoas que já estiveram na mesma situação que a gente e utilizar essas informações ao nosso favor.

Segundo o portal do G1, em todas as seis edições do Revalida (2011 à 2016), a taxa média de aprovação em cada ano é de 21,4% do total de médicos que participaram do exame. Ou seja, 78,6% do total são reprovados. Então, a grande pergunta é: quanto tempo de estudo foi necessário para aqueles que foram aprovados?

É possível supor uma resposta analisando a quantidade de participantes no Revalida por número de vezes que fez o exame.

Como assim? Observe o gráfico:

Fonte: Reportagem do portal G1.

                                                                 

Você concorda comigo que se 1.662 pessoas fizeram o exame duas vezes é porque não conseguiram sua aprovação na primeira tentativa. Da mesma forma, temos 409 pessoas que fizeram o exame três vezes e assim por diante. Vale lembrar que o objetivo no gráfico é mostrar a quantidade de participantes por número de vezes que fez o exame. Não quer dizer que estes foram aprovados.

Os 5.550 que fizeram uma única fez, não significa que garantiram aprovação nessa única participação, apenas, diz que ele fez o exame uma vez. Isso pode ser justificado porque o número de participantes na edição de 2017 foi de 14 vezes maior que as outras edições. Um grupo de 11 médicos realizou todas as seis edições. Não há informações sobre quantos deles conseguiram aprovação em 2016, ou, se algum deles também está participando da edição de 2017.

 Analisando estes dados, acreditamos que os aprovados no exame estudam a média de dois ou três anos. Sendo assim, se você está no quarto ano do curso de medicina, agora é o momento ideal para inicial seus estudos. Se está no quinto ano, não é o ideal, mas é um bom momento. Se você já finalizou o curso, não se desespere. Mas também, não deixe para depois. Utilize essas informações a seu favor e planeje cuidadosamente seus estudos.

O agora importa mais do que qualquer outro momento, pois é o que você está fazendo HOJE que está determinando em quem você está se tornando.

E aí, gostou do nosso artigo? Te ajudou a direcionar um planejamento de estudos? Deixe seu comentário, queremos saber. Estamos aqui para somar!

Redatora: Gleice Lopes

Artigos relacionados:


Revalida: O que você deve se preocupar?

Olá, caro participante do Revalida! Certamente você está bastante empenhado em ...


10 Motivos para você escolher o Curso Revalida da Quality

A vida de um candidato ao Revalida Medicina é cercada de ansiedades e esperanças ...


Quanto tempo preciso estudar para passar no Revalida?

Você é estudante de medicina no exterior e pretende fazer o Revalida? Então, acr ...


Tudo que você precisa saber sobre o Revalida Medicina

Você conhece o Revalida? Muitos estudantes de medicina e médicos já formados que ...


QUESTÕES DISCURSIVAS: um dos grandes desafios para o REVALIDA

As questões discursivas, apesar de se apresentarem em número menor que as demais ...


5 MAIORES RAZÕES PARA FAZER SUA PÓS-GRADUAÇÃO MÉDICA ON-LINE

Após a graduação de Medicina, o médico pode optar por realizar uma especializaçã ...


O que você precisa saber sobre o Revalida INEP 2021?

O que você precisa saber sobre o Revalida INEP 2021? O Revalida, Exame Nacion ...


Guia para a prova práica do Revalida

Você foi aprovado na 1ª fase do Revalida 2020? Primeiramente, Parabéns! Já deve ...