O que você precisa saber sobre o Revalida INEP 2021?

O que você precisa saber sobre o Revalida INEP 2021?

 

O Revalida, Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, é um processo seletivo, cujo objetivo é a validação do diploma médico estrangeiro. Para atuar como médico no Brasil, todo médico com formação no exterior precisa fazer a revalidação do seu diploma. Desta forma, a pessoa poderá solicitar ao Conselho Regional de Medicina a autorização para trabalhar.

Segundo a Lei nº 13.959 , o Revalida seria aplicado semestralmente na forma de edital a ser publicado em até 60 (sessenta) dias antes da realização do exame escrito.

O Revalida é produzido segundo as referências das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e coordenado pela Administração Pública federal. O processo compreende 2 (duas) etapas: exame teórico e exame de habilidades clínicas (prova prática).  

 

1 ª Fase: Prova objetiva e discursiva 

A primeira etapa do Revalida é realizada através de uma prova de 100 questões de múltipla escolha, com duração de 5 horas, abordando os temas da matriz de correspondência curricular. No mesmo dia da prova objetiva, há outra prova com 5 questões discursivas sobre os mesmos temas, com duração de 4 horas. 

A pontuação mínima (nota de corte) do Revalida é calculada pelo método Angoff modificado. Esse método envolve uma análise individual das questões e estima a chance de acerto dos participantes. A média de acertos para cada item é computada e utilizada no cálculo de uma média geral de acertos, que se converte nos pontos de corte, que variam a cada edição a depender do nível de dificuldade da prova.

A nota de corte da última edição, em 2020, foi 92 pontos, somando a pontuação das 2 provas teóricas (63 pontos na objetiva e 29 discursiva).

A novidade é que a 1ª etapa do Revalida já tem data e hora marcada! O exame será aplicado dia 05 de Setembro (05/09/2021) e o período de inscrição se inicia no final do mês: a partir de 31/05 até 11/06/2021.

As informações foram divulgadas nesta Sexta feira, dia 07/05, no Diário Oficial da União e encontram-se disponíveis no link: https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-21-de-6-de-maio-de-2021-318624973 .

 

2ª fase: Habilidades Clínicas

Nesta fase, o participante irá passar por 10 (dez) estações, constituídas por casos clínicos e situações de vivência da prática médica, onde o participante será avaliado segundo o modelo OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado). Este é um método de avaliação das competências, habilidades clínicas e atitudes adquiridas pelos participantes.  

Algumas tarefas serão exigidas dentro das estações, como realização de anamnese e exame físico, a interpretação de exames complementares, a formulação de hipóteses diagnósticas, a demonstração de procedimentos médicos, condutas terapêuticas, entre outras.

Como se preparar para a prova do Revalida?

 

 

A Quality MEDCS possui o curso Revalida 2021, que abrange os principais temas da prova, com aulas focadas e ministradas por professores experientes na prova do Revalida. Além disso, o estudo deve ser guiado pelo livro Redbook Revalida 4ª edição, que é o material didático 100% voltado para a prova. 

 

 

E não para por aí… nossos alunos possuem encontros semanais sobre Mentorias de Aprendizado, além de encontros quinzenais com Mentorias sobre Macetes da Prova do Revalida. 

Gostou? Então procure conhecer um pouco mais sobre a Quality MEDCS :) 

 

Autores: Lucas Lanfredi1 e Murilo Patrício1.

1Desenvolvedor de Conteúdo da Quality MEDCS.

Artigos relacionados:


Revalida: O que você deve se preocupar?

Olá, caro participante do Revalida! Certamente você está bastante empenhado em ...


10 Motivos para você escolher o Curso Revalida da Quality

A vida de um candidato ao Revalida Medicina é cercada de ansiedades e esperanças ...


Quanto tempo preciso estudar para passar no Revalida?

Você é estudante de medicina no exterior e pretende fazer o Revalida? Então, acr ...


Tudo que você precisa saber sobre o Revalida Medicina

Você conhece o Revalida? Muitos estudantes de medicina e médicos já formados que ...


QUESTÕES DISCURSIVAS: um dos grandes desafios para o REVALIDA

As questões discursivas, apesar de se apresentarem em número menor que as demais ...


5 MAIORES RAZÕES PARA FAZER SUA PÓS-GRADUAÇÃO MÉDICA ON-LINE

Após a graduação de Medicina, o médico pode optar por realizar uma especializaçã ...


O que você precisa saber sobre o Revalida INEP 2021?

O que você precisa saber sobre o Revalida INEP 2021? O Revalida, Exame Nacion ...


Guia para a prova práica do Revalida

Você foi aprovado na 1ª fase do Revalida 2020? Primeiramente, Parabéns! Já deve ...